Felv, a leucemia felina

FeLV, A leucemia felina – Saiba mais sobre esta terrível virose que ataca os felinos!

A Leucemia felina é uma doença causada pelo vírus FeLV (Feline leukemia virus) que compromete as defesas imunológicas dos gatos. Com o vírus, o felino fica vulnerável a doenças infecciosas e apresenta lesões na pele, desnutrição, cicatrização mais lenta de feridas e problemas reprodutivos.

Cerca de 5 a 15% dos gatos estão infectados, mas mais da metade não desenvolve os sintomas, que podem ser:

  • Anemia;
  • Perda de peso;
  • Desnutrição;
  • Secreção nasal e ocular excessiva;
  • Diarreia persistente;
  • Imunodeficiência;
  • Tumores em células linfáticas.

A leucemia felina não é igual à leucemia humana e não contagia humanos, transmitindo-se somente de felino a felino, pela saliva ou pelo sangue. Os gatos vacinados contra a leucemia estão protegidos em 95% dos casos.

Existe uma vacina contra o vírus, a quíntupla felina, que também previne contra outras quatro doenças virais felina frequentes e perigosas: panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose.

A castração diminui a probabilidade de contaminação, já que o animal tende a permanecer mais em casa e não ter contato com outros gatos, reduzindo a chance de se infectar.

Tratamentos com analgésicos e antivirais podem abrandar os problemas, sobretudo se o gato viver dentro de casa, uma vez que, devido à baixa imunidade, qualquer infecção pode ser altamente perigosa para o animal.

Durante o tempo em que está em estado crítico, o gato necessita de cuidados e boa alimentação, acompanhado por veterinários, e uso de imunomoduladores e outros complementos que o ajudem a ter defesas mais fortes.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades!

Open chat
Entre em contato!