Toxoplasmose

Toxoplasmose em gatos: Saiba TUDO a respeito!

Vamos falar de Toxoplasmose em gatos? É muito comum ver pessoas leigas compartilhando posts que não informam com veracidade sobre o contágio e sempre colocam a culpa nos gatos.

Então vamos lá: A toxoplasmose é uma zoonose parasitária causada pelo Toxoplasma gondii. Dificilmente é transmitida diretamente dos gatos para os humanos. (Pois é, pois é, pois é).

No mundo todo, estima-se que apenas 12% da população felina esteja contaminada.

Aí você deve estar se perguntando: como ocorre a contaminação? Então… o Toxoplasma precisa sofrer uma transformação em seu ciclo biológico, isso só se dá no trato intestinal dos felinos, que para se contaminarem precisam ingerir carne de caça (ratos, passarinhos), carnes cruas (oferecida pelos proprietários) e carcaças em geral.

Gatos Comendo
Gatos Comendo

 

Uma vez contaminado, o felino elimina o oocisto NÃO ESPORULADO nas fezes. Ou seja, a forma NÃO CONTAMINANTE. Sendo que essa eliminação se dá UMA ÚNICA VEZ AO LONGO DA VIDA E NÃO DE FORMA CONTÍNUA.

O oocisto precisa esporular para se tornar contaminante, isso ocorre em temperatura ambiente em média 5 dias (esse período pode variar de acordo com as variações do ambiente). Dessa forma, gatos que vivem em casa, não possuem acesso à rua e comem apenas ração, dificilmente irão transmitir toxoplasmose.

Ainda não falei das carnes de boi e porco e nem das verduras, frutas e legumes… pera aí, já chego la!

Agora pensa na seguinte situação: finge que você tem um gato, ele está contaminado. Você precisa ser muito sem higiene para se contaminar. Seu gato terá que evacuar, as fezes devem ficar em uma temperatura adequada durante 5 dias e você precisa comer esse cocô ou pegar com as mãos e lamber os dedos…. entendeu????

Sobre as carnes: existem oocistos nas carnes de porco e boi… consumir essas carnes cruas, ou sem estarem bem cozidas ou assadas, é um risco. Bem como frutas e verduras sem a devida higiene. Lembrando que a água contaminada também é um foco e o oocisto pode viver até 6 meses na água.

Então meu povo, essa doença está mais relacionada à falta de higiêne do que com gatos.

Ainda existem muitas outras informações sobre a toxoplasmose.

Gostou? Quer saber mais? Deixe seu comentário e eu terei prazer em responder! E não se esqueça de deixar seu like, se inscrever no canal e ativar o sininho!

Newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades!

Open chat
Entre em contato!